sexta-feira, 9 de abril de 2010

Informação além da conta

Em uma das primeiras aulas da disciplina de Cibercultura fomos apresentados ao termo "Infobesidade". Engraçado a princípio, o conceito faz sentido mesmo uma vez que experimentamos essa avalanche de conteúdos.

Meu experimento particular aconteceu essa semana quando testei dois leitores de feeds - no meu caso o Feedreader e o Google Reader. Para os desinformados, feeds são uma espécie de serviço que o internauta assina para ter acesso às atualizações de um determinado site ou assunto. Instalando ou logando no portal dos leitores, o conteúdo vai direto ao receptor. A idéia é de que eles funcionem como filtros, levando ao usuário somente aquilo que ele quer ler. Na teoria, a proposta é interessante pois poupa o internauta de navegar por diversos sites em busca de notícias.

Diariamente acesso a página de futebol do site do jornal inglês The Guardian. Além de gostar muito da Premier League, também quero saber o que a mídia de lá anda falando sobre meu time preferido, o Manchester United. Por isso, minha primeira assinatura foi desse portal.

Os aplicativos tem layouts levemente diferentes, mas com uma estrutura similar. Entre os dois experimentados, navegantes de primeira viagem (como eu) terão mais facilidade com o Google Reader. Além de ser em português, é mais fácil identificar na página onde adicionar novas assinaturas e como ler as notícias atualizadas.

A maior desvantagem do FeedReader, que é um aplicativo baixado no computador, são as janelas pop-up que aparecem sempre que uma notícia é publicada. O mesmo não acontece com o GoogleReader, que é acessado somente pelo site do Google.

Em plena semana de mata-mata na Champions League os apitos da janela não paravam de tocar no meu computador (o pop-up é sempre acompanhado por um sinal sonoro). E considerando-se o princípio de que os feeds são feitos exatamente para que o internauta seja informado apenas sobre aquilo que é de seu interesse, os pop-ups do FeedReader se tornam contra-produtivos quando a informação é incessante ou desinteressante, já que os filtros não fazem análises qualitativas dos conteúdos.

Talvez a escolha do tema não tenha sido das melhores, já que está diretamente associada à questões emotivas, como é o caso para todo torcedor apaixonado (e a situação piora quando seu time é eliminado da competição). Mas fato é que raramente iremos encontrar quem tenha tempo ou se satisfaça em ler notícias similares inúmeras vezes no mesmo dia.

E é por isso que meu GoogleReader ainda tem 168 notícias não lidas sobre futebol inglês. E que assim continuarão.

4 comentários:

  1. Bem vinda ao clube dos frustrados :).
    Bom post. Deus nos salve da infobesidade!!

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